Aee!
O site americano GamesRadar comparou o Need For Speed SHIFT, e o Forza 3, exclusivo de X360. Veja o resultado, traduzido, abaixo.
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Apesar de muitos já nos odiarem por comparar jogos que ainda nem foram lançados todo o ano na E3, hoje, voltaremos ao 'palco' para a disputa dos jogos de corrida mais promissores do ano: Forza Motorsport 3 e Need For Speed: SHIFT. Nos anos anteriores, ninguém compararia as corridas de rua e carros tunados de NFS com as pistas reais, carros e preparações de Forza. No entanto, esse ano, eles estão muito parecidos e chegando ás prateleiras ao mesmo tempo.
Forza Motorsport 3
Data de lançamento: 27 de outubro de 2009
A continuação do competidor mais forte para Gran Turismo, da 10 Studios.
O QUE OS PRODUTORES PROMETEM:
- 400 carros de mais de 50 montadoras
- 100 pistas
- Customização completa
- Um botão de 'rewind' [nota do tradutor: Flashback? :P]
- Função de freio automático
INOVAÇÕES NOTÁVEIS
A franquia Forza já é conhecida por fazer uma conexão entre os jogadores hardcore e jogadores casuais, que querem mais correr do que mexer nas transmissões. A racing line do Forza 2 é provavelmente, a função mais intuitiva e instrutiva já bolada para um simulador de corrida.
Seguindo, as novas funções 'redutoras de sofrimento' do Forza 3 são algumas das adições mais fantásticas em jogos de carro. O que é o aspecto mais chato para qualquer jogador? Cometer um erro, e esse é o motivo de muitos nunca terem zerado um simulador 'straight-forward'. Você sabe como é: um pequeno erro e você está f***do: Restart. Reload. Repetir isso por várias horas...
Não mais! O botão 'voltar' é o lar da mais nova função 'rewind'. Se você acabar rodando na grama ou batendo contra a parede, simplesmente retorne para um momento onde as coisas não estavam tão difíceis. Ao invés de decorar pistas inteiras, os players podem explorar certos elementos das pistas e áreas problemáticas, separadamente. [Nota do tradutor: E depois SHIFT que é cópia de GRID? ¬¬]
Mas, um 'Autobrake'?? Controlar os freios precisamente não é só crucial para qualquer simulador; é justamente o que Forza 2 fez melhor que os concorrentes! Isso não só soa contraprodutivo, mas quem vai comprar Forza para jogar 50% no piloto automático? É que nem colocar saltos automáticos em um game do Mario... Peraí, a Nintendo está mesmo fazendo isso? Malditos gamers casuais!
TEST DRIVE
Sem dúvida, Forza 2 é o meu simulador favorito da nova geração. Os analógicos do 360 são muito melhores para controlar perfeitamente a aceleração e freios, e a inclusão de dano visual e de performance deixam o Forza com uma vantagem tranquila sobre o título da Sony da geração passada.
Enquanto Forza 2 oferecia a experiência mais robusta já criada, era impossível driblar a monotonia que aparecia ao dirigir em centenas de eventos por horas a fio. Forza 3 ainda roda a lindos 60 FPS, mas os ambientes têm um visual distinto, meio cinematográfico, que melhora aquele visual 'caído' de grama, poeira e asfalto.
O melhor de tudo é que os produtores na Turn 10 conseguiram fazer o calendário de 200 eventos se adaptar á sua performance. O progresso irá se personaolizar ao seu carro preferido e ao seu tipo de corrida preferid, prometendo que 'nenhum calendário será igual'.
COMPARTILHANDO PENSAMENTOS
Bonito, autêntico, e cheio de modos e customização. É praticamente covardia dizer que Forza 3 não será bom. Mas, tirando o botão 'rewind', não há nada de novo me atraindo a correr por mais de 100 horas. Sou um fã de corridas, não de carros. Então, não teve muita coisa que diferenciasse o Forza 3 de seu antecessor.
Talvez eu seja só um gamer chato...por que é importante lembrar que Forza 3 veio com um suporte online ótimo, com um bom sistema de stats, screenshots compartilháveis, assim como pacotes de DLC a preços razoáveis. Então, é seguro dizer que teremos isso em Forza 3 também.
Need For Speed: SHIFT
Data de lançamento: 22 de Setembro de 2009
A série NFS faz uma curva para o terreno hardcore, com um foco renovado na sensação de ser um piloto.
O QUE OS PRODUTORES PROMETEM:
-Mais de 60 carros realisticamente únicos, variando nos últimos 35 anos
-Visão do cockpit, que está de volta no NFS por quase uma década
-50 layouts únicos em 18 pistas
-Primeiro jogo a dar a 'experiência autêntica de piloto'
INOVAÇÕES NOTÁVEIS
Bem, o ênfase na 'experiência de piloto' poderia ser a coroa do game. Mas da mesma importância, eu estive querendo saber o que os produtores quiseram dizer com as promessas de 'milestones', os objetivos que podem ser feitos além da pole position. Afinal, jogos de corrida tradicionais são como os tópicos no orkut: O que conta é ser o 'FIRST!!!!11!!'. Uma das melhores sacadas da EA para distanciar o SHIFT do padrão de jogos de corrida foi eliminar a necessidade de dar 'quit' a cada vez que você acaba na última posição, com um novo sistema de recompensas.
Os ontos são basicamente colocados no 'XP' do seu perfil (aplicável online e off) e são divididos em duas categorias: Precisão e Agressividade. O primeiro te recompensa por coisas como acertar curvas e não bater durante 'seções' do trajeto, enquanto o outro te encoraja a 'trocar um pouco de tinta'.
Mas cuidado onde você direciona essa agressividade, Sr. Piloto. Como todos os AIs ficam chatos e repetitivos, os pilotos do SHIFT devem acabar com essa tradição. Os pilotos da AI não vão atingir você como se você fosse invisível ao tentar se realinhar à um carrossel mal feito. E ainda melhor, eles podem desenvolver rivalidades contra você, se eles perceberem que você é um cuzão.
Deixe-os em paz, eles te deixarão em paz. Mas acerte-os, e eles darão o troco. Se alguns NPCs são naturalmente chatos, ou se você tem que 'ensina-los', isso ainda não se sabe, mas desde que os produtores estão se referindo ao sistema como 'emoções', você já pode pensar em começar a corrida com um oponente com algum distúrbio.
TEST DRIVE
Eu fiquei de queixo caído quando testei o SHIFT pela primeira vez em março, apesar de que não foi necessariamente no bom sentido. Eu fiquei meio 'assim' quando vi que a série que eu conhecia por suas perseguições, mapas abertos e neons [nota do tradutor: é, esse não conhece muito bem a série!] estava indo no caminho de Forza, para pistas verdadeiras e física e direções realistas. (Ainda mais quando você considera que o último jogo tinha como personagem um policial disfarçado que tinha que acabar com um sindicato do crime usando apenas seu Porsche.)
Mas depois de jogar mais uma vez na exibição, estou feliz de falar que essa mudança está se formando na evolução mais significativa da série NFS em anos. Quem sabe desde seu lançamento. Enquanto é, sem dúvida, o jogo mais realista da série NFS, eu garanto que não é um simulador chato. 'A experiência de piloto'...soa cliché, mas é algo novo, inovador e muito divertido.
Todos os jogos de corrida modernos têm de tudo, mas seus produtores esqueceram que há alguém atrás do volante, mas SHIFT fará você lembrar, com certeza. Você só não vai ver suas mãos interagindo com todas as funções do meio automotivo, mas a visão do cockpit mostra perfeitamente um ser humano, vivo, respirando e respondendo á qualquer impacto com detalhes impressionantes. Ser 'pinballizado' pela pista resulta em um efeito desorientador que varia dependendo da brutalidade do impacto.
COMPARTILHANDO PENSAMENTOS
Por mais apreensivo que eu estava ao ver a troca de rumo da série, os produtores por trás de Skate. (Black Box) e da série GTR (Slightly Mad Studios), aclamada pelos críticos me fizeram acreditar novamente. Se você jogou ProStreet e Undercover por tempo suficiente para ter se desapontado, você verá SHIFT como uma grande evolução. O negócio da 'experiência de piloto' não é só papo, e mesmo que eu poderia me importar menos com customizar o interior do carro, ver coisas como o pescoço do piloto ir pra trás em alta velocidade, e sentir a força do impacto na sua cabeça é simplesmente lindo e completamente imersivo.
Eu adoro racing lines, mas são os novos elementos que farão de você um motorista melhor. Cegueiras momentâneas são incentivos muito maiores para dominar pistas do que qualquer para-choque batido. O mesmo pode ser dito do sistema de recompensas, mesmo que eles sejam parecidos com os do PGR. Mas não é igual a nada que estará saindo esse ano.
QUEM GANHA?
Justamente quando eu estava me recuperando do choque de NFS e Forza serem mesmo comparáveis, eu recebi outro pontapé ao perceber que eu estava mais animado pelo SHIFT, que simplesmente parece melhor em termos de next-gen. Graficamente, SHIFT é mais bonito, e oferecendo uma jogabilidade muito melhorada, se comparada com seu antecessor (Graças a Deus). Claro, há menos carros e tal, e você sabe que você não terá uma fração do suporte de DLC do Forza, mas todos os upgrades parecem infinitamente melhores.
Se eu tivesse que escolher um vencedor - e eu tenho - eu diria que é o SHIFT. Parece mais inovador e divertido, enquanto Forza parece com horas e horas da mesma coisa. Felizmente para mim, quando eu terminar o SHIFT, a EA já deve estar preparando seu próximo NFS e eu não entrarei no Forza 3 despreparado!
Nunca sonhei com um dia que um game da série NFS iria se rivalizar com meu interesse pelo novo Forza...mas aqui estamos. Sinta-se livre para me chamar de cuzão nos comentários. [Nota do tradutor: de preferência no site original, não aqui no blog :P]
Fonte
Valeeu! :D