O site americano Joystiq.com falou com os produtores de Blur, Forza 3, NFS Shift e Split Second, fazendo uma pequena comparação entre os quatro. Leia a matéria abaixo.
Ahhh, antes de tudo eu gostaria de agradecer ao Peedro, que me deu essa oportunidade de ajudar a atualizar o blog. :D
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Games de corrida são os novos first-person shooters? Na E3, quem estava com os pneus queimando eram o Split/Second da Disney, o Blur da Activision, o Forza 3 da Microsoft, e claro, o Need For Speed: SHIFT. São jogos que variam de simuladores para arcades, então é certo que você vai achar um que lhe agrade entre os quatro. Mas qual você vai escolher? Falamos com os quatro produtores, e pedimos para eles as mesmas questões, para ver como eles responderiam.
Esses são o pessoal que entrevistamos. Um 'bônus' extra para o Dan Greenawalt, do Forza, que nos deu respostas curtas e claras, o que é raro em uma E3.
Blur: Ami Langton, Studio Communications, Bizarre Creations
Split/Second: Paul Glancey, Design Director, Black Rock Studio
Forza Motorsport 3: Dan Greenawalt, Game Director, Turn 10
Need for Speed: Shift: Andy Tutor, Lead Designer, Slightly Mad Studios
Qual é a novidade? O que faz seu game se destacar sobre os outros?
Blur: É apenas diferente de tudo que fizemos no passado. Temos 20 carros na corrida, o que é alucinante. Você pode criar seus próprios modos, online e offline. Estamos dando todas as opções para o jogador, não somos mais escravos da realidade, e não odiamos mais o gamer.
Split/Second: Então, Split/Second é obviamente um jogo arcade, mas ele se diferencia pelo 'mundo' ser totalmente interativo. Em vários jogos de corrida, quando você dirige bem você ganha 'poder', e no nosso game, esse poder pode ser usado em eventos especiais pela pista. Todos nossos 'power plays' foram feitos para parecer movimentos de filmes de ação, mas eles não são só bonitos, eles são o melhor jeito de vencer a corrida.
Forza 3: Ele te dá tudo, e te dá em Outubro.
Need for Speed: Shift: Todos os competidores falariam que temos uma física ótima, ótimos carros, gráficos lindos, várias pistas, etc... e podemos dizer o mesmo sobre eles. Mas nós temos mais, além disso. O que é o mais legal em Rock Band? Você se sente um 'deus do rock', certo? Então, o que é mais legal num jogo de corrida? É o que chamamos de first-person driving. É isso. Voltamos aos 'básicos' em Shift, assim como filmes 'recomeçaram', como em 'Batman Begins', e definindo o que faz um jogo de corrida ser legal.
Quantos carros estão no jogo? Eles são licensiados?
Blur: Temos mais de 60 carros licensiados no jogo, mas ainda estamos em pre-alpha, então isso pode mudar.
Split/Second: O tipo de coisa que queremos fazer com nossos carros é provavelmente impossível com carros licensiados agora. Os nossos carros são aqueles que você não se espantaria de ver virando a esquina, nos Estados Unidos. Estamos ainda trabalhando em um número final, e os carros também serão usados como recompensas no game.
Forza 3: Temos mais de 400 carros no jogo, de mais de 50 montadoras, e todos tem cockpit, danos, capotagens e tudo mais. É praticamente o triplo dos outros games. O que eu quero saber é: se você juntar os carros dos outros jogos, ainda temos mais? [Nota: Sim, eles têm, e eu falei para eles ...a menos que a Disney colocar 260 carros no Split/Second, eles ganham.]
Need for Speed: Shift: Temos mai sde 70 carros licensiados, o que é um número significativo, e temos planejado mais via DLC, incluindo conteúdo que fará os fãs de NFS muito felizes [Nota do tradutor: o Supra? Ha!]. Algo que não esteve na série por um bom tempo está prestes a fazer um retorno.
Os carros podem ser danificados? Algumas montadoras não permitem níveis muito altos de destruição.
Blur: Totalmente. Você realmente pode. Diferentemente da série PGR, colocamos modelos de dano dessa vez. Você pode arrancar pedaços dos oponentes na pista, e também temos um 'modo foto' no game, então, você pode capturar esses momentos e compartilha-los.
Split/Second: Nossos danos visuais são bem altos. Ainda estamos trabalhando nisso agora, mas queremos levar isso ao máximo. Mas eles têm que parecer bonitos, por que estão sendo dirigidos em ambientes bem hostis.
Forza 3: Você realmente pode estragar o carro no jogo. Tudo tem a ver com a opção de dificuldade. Se você está no easy, então haverá dano visual, mas não terá impacto na performance. Mas se você está no simulation, e bater demais, os carros serão 'apagados'. Sempre mostramos nossos danos no jogo.
Need for Speed: Shift: De todos os 80 carros no jogo, temos danos completos em cada carro. O dano está visualmente correto, e interfere a performance também, mas não queriamos que afetasse demais para que você não conseguisse um lugar no pódio. E também, sabemos que muitas pessoas nem querem dano, então há a opção de desliga-lo. Ainda vai ficar bonito, como o capô caindo, mas não vai afetar a direção.
Qual é o carro mais legal no jogo?
Blur: Isso é difícil... eu diria que é o Viper. Adoro dirigi-lo, é um carro legal. Trabalhamos com as montadoras para modificar os carros de acordo com suas 'culturas', então, todas as ferramentas estão disponíveis para o jogador.
Split/Second: Na verdade eu gosto de todos. Eu sei que é uma resposta típica de produtor. O carro que eu joguei mais até agora parece um muscle car. Tem uma bela traseira, e um spoiler. Colocamos o HUD com a barrinha de 'poder' atrás dos carros, o que dá uma beleza extra na tela. Todos os carros ficam bonitos assim.
Forza 3: Bem, isso é difícil pra mim. Temos mais de 400 carros no jogo. Se eu começasse a correr com cada carro agora, até o dia do lançamento, acho que só chegaria até metade da lista. Se eu quiser relaxar no fim do dia, normalmente pegaria o '99 Viper ACR e tentaria fazer uns drifts em Laguna Seca. Por que se eu conseguisse, eu realmente teria me realizado. Normalmente eu não consigo... exige muito controle.
Need for Speed: Shift: Bem, uma das coisas mais legais no jogo, é que você pode jogar com os modelos 'showroom', e também converter um carro low-end para um carro de corrida. O meu favorito é o Mégane RS. É um carro novo, que você pode pegar logo no começo do jogo, mas você pode converte-lo para que fique competitivo contra os Veyrons e Koenigseggs, etc. Cara, fica lindo quando você pega o jeito: tirar o interior e colocar uma rollcage, colocar um spoilerzão atrás -- isso tira segundos das suas voltas.
Você jogou algum dos concorrentes na E3?
Blur: Ouvi que há vários bons jogos por aí, mas ainda não tive a chance de jogar. Vou olhar mais tarde.
Split/Second: Joguei, nessa manhã tive a chance de jogar os outros três. Todos parecem uma competição bem acirrada, eles nunca desapontam, não é? [Nota do tradutor: Undercover? Carbon? ._. ] Mas o que eles não têm são coisas como explodir aeroportos, bater em aviões, estamos dando um toque diferente, e ninguém fez essas coisas no gênero de corrida até agora.
Forza 3: Não saí dessa sala, ainda.
Need for Speed: Shift: Sim, absolutamente. Não sei quanto posso falar sobre isso, mas um de nossos concorrentes 'arcade' era incrível e colocou um sorriso nos nossos rostos.
Fonte
(traduzido pelo peedro)
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