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Aee! ;)

Visitando a Gamescom 2009 em Colônia, Alemanha, tive a chance de jogar os dois Need for Speed que serão brevemente lançados, Shift e Nitro, e para ter uma base de comparação, testei também os dois maiores concorrentes de Shift para o final deste ano: Forza Motorsports 3 e Gran Turismo 5. O inacreditável é que Shift, na minha opinião, é muito superior à estes dois. Você pode dizer que eu sou louco por dizer isso alto e claro, mas leia e descubra o motivo.


Uma BMW M3 GT2 no "stand" de SHIFT

Need for Speed, simulador?

Need for Speed Shift é um jogo desenvolvido pela Slightly Mad Studios, estúdio composto de pessoas que trabalharam nos aclamados simuladores GT Legends e GTR2, conhecidos pela abordagem ultra realísta em jogos de corrida.

Para Shift eles não fizeram uma engine voltada para o arcade, na verdade é a mais realista e precisa até hoje. Mas como Need for Speed nunca foi um simulador hardcore, eles deixaram o jogo acessível com várias assistências. Estas assistências vão do básico sistema ABS ao nível do controle de tração que possui vários níveis e também o sistema de frenagem automática, permitindo que o jogador fique sempre acelerando sem se preocupar com o freio. E enquanto um Maserati MC12 com todas as assistências ligadas parece fácil de dirigir, você terá MUITA dificuldade para guiar um Honda S2000 sem as assistências.

Visão com três monitores.

SHIFT vs. Forza 3 vs Gran Turismo 5

Então como Shift se sai perto de títulos maiores como Forza 3 e Gran Turismo 5? Eu dirigi algumas voltas em Forza 3 com todas as assistências desligadas (exceto a linha de frenagem) com um Audi R8 e um Porsche GT2. Ambos os carros pareceram pesados, com uma taxa de erro bem baixa - você precisa realmente acelerar com tudo no meio de uma curva para perder o controle do carro. Na verdade, o modelo de direção de Forza 3 pareceu muito com o de Forza 2. Eu admito que não corri muito em Gran Turismo 5, apenas dei algumas voltas com um Subaru Impreza WRX e assim como Forza 3 o carro pareceu pesado e a taxa de erro novamente foi baixa. Em Shift, pelo contrário, os carros pareceram mais leves e responsivos, mais sucetíveis ao erro. Se aplicar muita aceleração e virar você terá muita dificuldade em retomar o controle do carro. Derrapar nas curvas é uma prática comum no jogo, e recuperar o carro necessita de um pouco de prática.

O modelo de física é definitivamente comparável à Forza 3 and GT5 (e na minha opinião é melhor e mais divertido), mas onde Shift se sobressai é na parte visual. Os ricos efeitos de fumaça, os interiores mais belos e os efeitos do motorista - a visão borrada em altas velocidades, faz com que o jogo seja o mais bonito dos três. Uma boa notícia para os jogadores de PC: o jogo é muito mais bonito no PC, especialmente com três monitores ao mesmo tempo!

Valeeu!!! :D

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