Aee! ;)
Visitando a Gamescom 2009 em Colônia, Alemanha, tive a chance de jogar os dois Need for Speed que serão brevemente lançados, Shift e Nitro, e para ter uma base de comparação, testei também os dois maiores concorrentes de Shift para o final deste ano: Forza Motorsports 3 e Gran Turismo 5. O inacreditável é que Shift, na minha opinião, é muito superior à estes dois. Você pode dizer que eu sou louco por dizer isso alto e claro, mas leia e descubra o motivo.
Need for Speed, simulador?
Need for Speed Shift é um jogo desenvolvido pela Slightly Mad Studios, estúdio composto de pessoas que trabalharam nos aclamados simuladores GT Legends e GTR2, conhecidos pela abordagem ultra realísta em jogos de corrida.
Para Shift eles não fizeram uma engine voltada para o arcade, na verdade é a mais realista e precisa até hoje. Mas como Need for Speed nunca foi um simulador hardcore, eles deixaram o jogo acessível com várias assistências. Estas assistências vão do básico sistema ABS ao nível do controle de tração que possui vários níveis e também o sistema de frenagem automática, permitindo que o jogador fique sempre acelerando sem se preocupar com o freio. E enquanto um Maserati MC12 com todas as assistências ligadas parece fácil de dirigir, você terá MUITA dificuldade para guiar um Honda S2000 sem as assistências.
SHIFT vs. Forza 3 vs Gran Turismo 5
Então como Shift se sai perto de títulos maiores como Forza 3 e Gran Turismo 5? Eu dirigi algumas voltas em Forza 3 com todas as assistências desligadas (exceto a linha de frenagem) com um Audi R8 e um Porsche GT2. Ambos os carros pareceram pesados, com uma taxa de erro bem baixa - você precisa realmente acelerar com tudo no meio de uma curva para perder o controle do carro. Na verdade, o modelo de direção de Forza 3 pareceu muito com o de Forza 2. Eu admito que não corri muito em Gran Turismo 5, apenas dei algumas voltas com um Subaru Impreza WRX e assim como Forza 3 o carro pareceu pesado e a taxa de erro novamente foi baixa. Em Shift, pelo contrário, os carros pareceram mais leves e responsivos, mais sucetíveis ao erro. Se aplicar muita aceleração e virar você terá muita dificuldade em retomar o controle do carro. Derrapar nas curvas é uma prática comum no jogo, e recuperar o carro necessita de um pouco de prática.
O modelo de física é definitivamente comparável à Forza 3 and GT5 (e na minha opinião é melhor e mais divertido), mas onde Shift se sobressai é na parte visual. Os ricos efeitos de fumaça, os interiores mais belos e os efeitos do motorista - a visão borrada em altas velocidades, faz com que o jogo seja o mais bonito dos três. Uma boa notícia para os jogadores de PC: o jogo é muito mais bonito no PC, especialmente com três monitores ao mesmo tempo!
Valeeu!!! :D